- FutVerdão
- Vice-Prefeito de Rio Preto se Afasta Após Acusações de Racismo
Vice-Prefeito de Rio Preto se Afasta Após Acusações de Racismo
Por Redação FutVerdão em 24/02/2025 12:00
Afastamento do Vice-Prefeito: Uma Análise do Caso
O vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), anunciou seu afastamento do cargo de Secretário de Obras e solicitou licença temporária da vice-prefeitura. A decisão surge em resposta às acusações de racismo que pesam sobre ele, relacionadas a um incidente envolvendo um segurança do Palmeiras.
A administração municipal de São José do Rio Preto divulgou uma nota oficial, na qual reforça seu "compromisso inegociável com os princípios da igualdade, do respeito e da justiça". A prefeitura expressou ainda seu repúdio a "qualquer ato de racismo" e lamentou o ocorrido, informando sobre o afastamento de Marcondes de suas funções.
Detalhes da Acusação e a Defesa do Vice-Prefeito
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a controvérsia teve início com uma discussão direcionada ao filho de Marcondes. Em sua defesa, o político utilizou sua conta no Instagram para se pronunciar sobre o caso. Ele declarou: "De acordo com o Boletim de Ocorrência, os eventos tiveram início com uma discussão originada a partir de ofensas dirigidas ao meu filho, o que evidencia a necessidade de uma investigação minuciosa, justa e imparcial. Afirmo com convicção que jamais tive a intenção de ofender ou prejudicar qualquer indivíduo ou grupo - em especial, o segurança da delegação da Sociedade Esportiva Palmeiras ."
Implicações e Próximos Passos
Marcondes enfatizou que os eventos ocorreram em um contexto estritamente pessoal, desvinculado de suas responsabilidades na Secretaria de Obras ou na vice-prefeitura. "Ciente da responsabilidade inerente à função que exerço e com o compromisso irrestrito com a transparência e a ética, esclareço que os eventos ocorreram em âmbito estritamente pessoal, sem qualquer relação com minhas atribuições na Secretaria de Obras ou com o cargo de Vice-Prefeito. Em respeito à dignidade da função pública e à confiança que a população deposita em mim, apresento, nesta manhã, meu pedido de exoneração do cargo de Secretário de Obras e, por prescrição médica, a licença temporária do cargo de Vice-Prefeito."
O afastamento de Fábio Marcondes levanta questões sobre o futuro da administração municipal e a necessidade de apuração rigorosa dos fatos. A sociedade aguarda os desdobramentos do caso, esperando que a verdade seja esclarecida e que a justiça seja feita.
A Prefeitura de São José do Rio Preto, em sua declaração, assegurou que permanece "firme no compromisso com a ética, a transparência e o cumprimento da lei em todas as nossas ações."

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros