- FutVerdão
- Análise da Comissão de Arbitragem: Erros de Sávio Pereira Sampaio em Palmeiras x Bragantino
Análise da Comissão de Arbitragem: Erros de Sávio Pereira Sampaio em Palmeiras x Bragantino
Por Redação FutVerdão em 05/10/2024 19:52
O Lance Polêmico e a Análise da CBF
O empate em 1 a 1 entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, no último sábado (13), no Allianz Parque, gerou polêmica após o árbitro Sávio Pereira Sampaio não marcar um suposto pênalti cometido pelo goleiro Cleiton em cima de Endrick no segundo tempo. A Comissão de Arbitragem da CBF, em vídeo gravado para esclarecer os pontos controversos da rodada, analisou o lance, tecendo críticas ao juiz de campo.
Posicionamento do Árbitro e Falta de Comunicação
Wilson Luiz Seneme, chefe da Comissão de Arbitragem, analisou o posicionamento de Sávio Pereira Sampaio durante o lance. Para Seneme, o árbitro deveria ter se posicionado de forma mais estratégica no campo, acompanhando o movimento da bola e do goleiro para ter uma melhor visão da jogada. ?É importante isso. Quando o goleiro de uma equipe está com a bola no pé e vai chutar a bola para frente, eu, como árbitro, tenho que me posicionar lá na frente, no ponto futuro da bola. E aqui nós vemos o Sávio posicionado em uma zona muito intermediária?.
?Olha só, a bola, quando vai lá na frente, ele fica muito para trás na jogada. Ele ficando atrás, a possibilidade de ele ver detalhes, diminui. Ele precisava acelerar e prever uma possível disputa. Isso é um elemento de correção ao árbitro?, afirmou Seneme.
A Falta de Endrick e a Analogia com "Chaves"
Seneme explicou que, por Endrick ter trombado com Cleiton quando a bola estava no ar, o atacante do Palmeiras teria cometido falta antes de sofrer o suposto pênalti. Para o chefe da Comissão de Arbitragem, a decisão de Sávio Pereira Sampaio foi correta, mesmo que tenha sido "sem querer, querendo", comparando a situação ao personagem mexicano "Chaves".
?É um lance que a comunicação não foi boa. A princípio, o Sávio acha que a bola bate na mão do atacante, mas não é, é do goleiro. Ou seja, não sendo a mão do atacante, o goleiro agarra o atacante. Só que, antes do agarrão, o jogador do Palmeiras vai de encontro ao goleiro?.
?Toda vez que o goleiro tem as duas mãos erguidas, ele tem sim uma proteção da regra de não ser tocado nesse momento. Então, quando o jogador do Palmeiras tromba nele, é para evitar que ele pegue a bola. Então, antes do pênalti, eu tenho uma infração. Então, o árbitro, mais ou menos como o ?Chaves?, num ?sem querer, querendo?, acertou?.
O Cartão Amarelo Para Abel Ferreira e a Falta de Certeza do Árbitro
Após o lance polêmico, o técnico Abel Ferreira, que reclamou veementemente da não marcação do pênalti, recebeu cartão amarelo. Com isso, o treinador não poderá estar à beira do campo no próximo sábado (20), no clássico contra o Santos.
?O que a gente espera é que os árbitros não façam gestos se eles não têm certeza. Ele faz um gesto de toque no braço, então, ele se comprometeu com algo que não existiu. Às vezes, o treinador toma o cartão amarelo por não entender essa comunicação do árbitro, o que ocorreu?, finalizou Seneme.
O que a gente espera é que os árbitros não façam gestos se eles não têm certeza. Ele faz um gesto de toque no braço, então, ele se comprometeu com algo que não existiu. Às vezes, o treinador toma o cartão amarelo por não entender essa comunicação do árbitro, o que ocorreu.- Wilson Luiz Seneme, chefe da Comissão de Arbitragem da CBF
— CBF (@CBF_Futebol) March 2, 2023
A análise da Comissão de Arbitragem da CBF evidenciou falhas na atuação de Sávio Pereira Sampaio durante o jogo entre Palmeiras e Bragantino. O posicionamento inadequado do árbitro durante o lance, a falta de comunicação e o gesto inconclusivo sobre o toque de mão, resultaram em uma decisão questionável que gerou polêmica no futebol brasileiro.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros