1. FutVerdão

Palmeiras encerra 2024: Análise da temporada e planejamento para o futuro

Por Redação FutVerdão em 09/12/2024 06:21

Temporada 2024: Um retrospecto do Verdão

O ano de 2024 chegou ao fim para o Palmeiras com um sabor agridoce. A equipe, após uma derrota para o Fluminense no Allianz Parque, por 1 a 0, na 38ª rodada do Brasileirão, encerrou a temporada na vice-liderança. O clube agora concentra seus esforços na preparação para o ano vindouro.

O desempenho do time em 2024 não atingiu as expectativas e o clube não conquistou um título de grande expressão. Apesar da conquista do Campeonato Paulista, a equipe deixou a desejar em outras competições, com eliminações na Supercopa do Brasil, Copa do Brasil e Libertadores. Este resultado, embora decepcionante, servirá para reflexão e aprimoramento.

Mesmo sem alcançar o topo, o Palmeiras demonstrou resiliência e determinação ao longo do ano. A equipe lutou até o final do Brasileirão, buscando a conquista da competição, mas terminou a temporada em segundo lugar. A experiência certamente será útil para o desenvolvimento do time em 2025.

Abel Ferreira: Visão do técnico sobre a temporada e o futuro

Abel Ferreira, comandante do Palmeiras , já expressou sua opinião sobre a formação do elenco para 2025. O treinador reconhece a necessidade de ajustes, um processo natural e recorrente no futebol. Ele enfatiza que nem tudo está errado, mas que mudanças são necessárias, como em todas as temporadas.

Em suas declarações, o técnico destacou a dinâmica constante de reformulação de elencos no futebol profissional. "Todos os anos têm coisas positivas e negativas. Já sei o que querem saber. Todos os anos há mudanças, mexidas, vendemos nossos melhores jogadores, temos que reformar. Estamos há quatro anos aqui e esse é o primeiro que não ganhamos um título expressivo. Se serve de consolação, ganhamos o Paulista. Perdemos a Supercopa nos pênaltis, fomos eliminados na Copa do Brasil e na Libertadores pelos campeões. Os momentos de derrota ajudam-nos a renovar, refletir e aprender. Todos nós dentro do clube faremos um esforço maior ainda. Infelizmente esse ano não conseguimos chegar ao topo da montanha. No Brasileirão ficamos no quase, mas dia 6 (de janeiro) começa tudo de novo", disse o treinador.

O treinador já elaborou um relatório para a diretoria, indicando as posições que precisam de reforços. A expectativa é a contratação de jogadores para fortalecer de três a quatro setores do time. Uma das perdas significativas será a de Estêvão, que se transferirá para o Chelsea na metade do próximo ano.

Planejamento para 2025: Contratações e a base

Abel Ferreira confirmou a necessidade de reformular o elenco , com previsão de saída e chegada de quatro ou cinco jogadores. A saída de alguns atletas se dará pelo fim de ciclos ou por vendas, como ocorreu com Endrick, Luis Guilherme, Luan e Jhon Jhon. As chegadas de Felipe Anderson, Mauricio e Giay já foram confirmadas.

O treinador destaca a importância da renovação para manter a competitividade: "Sim, vamos fazer a reforma, como fazemos todos os anos. Vão sair quatro ou cinco e entrar quatro ou cinco. Às vezes saem porque acabam os ciclos e às vezes porque vendemos. Vendemos Endrick , Luis Guilherme , Luan , Jhon Jhon . Entraram Felipe Anderson , Mauricio e Giay. Para mim esse é o segredo. Para continuar a disputar, não estou dizendo ganhar, é trazer energia nova. 2025 está aí e não vai ser diferente. Nem nunca aceitei que ano passado estava tudo bem porque não estava. Houve jogadores que não conseguimos trocar por inconstâncias do mercado e do clube. E esse ano não sei se vou conseguir fazer todas as alterações que quero. Vamos fazer as que conseguirmos. Não vou alterar nada só porque perdemos. Vai chegar dia 6 e vai começar tudo do zero. Não vamos dizer que está tudo mal", seguiu.

O orçamento para contratações será um fator determinante, conforme ressaltado pelo técnico. O clube tem responsabilidades financeiras, como dívidas a serem pagas, o que impõe limites aos gastos com reforços. "Como sempre fazemos, o relatório está pronto. Há momentos que conseguem atender minhas exigências e outros não, como a Leila já disse. O clube tem responsabilidades. Não podemos contratar a partir de determinado valor. Temos dividas a serem pagas e foram pagas. Nesses anos conseguimos equilibrar as duas coisas. Não ganhamos, é certo, e eu também nunca prometi que ia ganhar títulos", continuou.

A base do Palmeiras também terá papel fundamental no elenco de 2025. Com a tradição de lançar jovens talentos, o clube deve promover atletas das categorias de base, incluindo Benedetti, Figueiredo, Luighi e Thalys. A continuidade da política de apostar na formação de atletas da base é uma marca do Verdão.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos