- FutVerdão
- Palmeiras ultrapassa São Paulo e assume 3ª posição em número de seguidores nas redes sociais
Palmeiras ultrapassa São Paulo e assume 3ª posição em número de seguidores nas redes sociais
Por Redação FutVerdão em 08/09/2024 15:41
Palmeiras domina as redes sociais e ultrapassa São Paulo em número de seguidores
O Palmeiras, com mais de 423 mil novos seguidores em agosto de 2024, ultrapassou o São Paulo e assumiu a terceira posição no ranking geral dos clubes brasileiros nas redes sociais. O clube alviverde atingiu a marca de 22,5 milhões de seguidores, superando os 22,38 milhões do tricolor paulista. A liderança foi mantida pelo Flamengo, com 59,8 milhões, seguido pelo Corinthians, com 37,2 milhões. O levantamento foi feito pelo IBOPE Repucom.
O crescimento do Palmeiras nas redes sociais se deve, em grande parte, ao sucesso no TikTok, onde o clube conquistou 300 mil novos seguidores em agosto. No Instagram, o saldo foi de 102 mil, e no YouTube, 20 mil, representando um crescimento de 1,92% em comparação com julho de 2024.
Palmeiras e São Paulo: disputa acirrada também nas redes sociais
Palmeiras e São Paulo também disputam a terceira colocação no ranking das maiores torcidas do Brasil. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Atlas/Intel, o São Paulo possui 7,6% de preferência, 0,6% a mais do que os 7% do Palmeiras . No entanto, mesmo com um número menor de torcedores, a gestão de mídias sociais do alviverde conseguiu superar seu rival, mostrando um trabalho bem-sucedido, como analisa Leonardo Cavarge, especialista em finanças, operações e estratégia de negócios no esporte.
?O sucesso nas redes sociais do Palmeiras reflete a profissionalização da gestão do clube, que é tratada como uma empresa com uma estratégia sólida e de longo prazo. Esse trabalho de gestão tem levado o Palmeiras a viver sua fase mais vitoriosa, redes sociais em constante crescimento, o Allianz Parque sempre lotado e o maior programa de sócio torcedor do Brasil?, analisa Cavarge, que é diretor financeiro da World Poker Federation (WPF).
?A audiência formada por torcedores apaixonados cria um engajamento digital forte, o que abre novas oportunidades para o clube expandir sua influência além do futebol. O momento é ideal para o Palmeiras transferir sua autoridade e sucesso no futebol para outras modalidades esportivas, garantindo relevância em diversos setores?, afirma.
Gestão de mídias sociais e sucesso financeiro
Além do sucesso virtual, o Palmeiras também pode bater recordes de arrecadação na temporada 2024. De janeiro a julho deste ano, o time apresentou R$ 785,9 milhões em faturamento. Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports, o êxito nas redes sociais está diretamente ligado a esses números.
?Os clubes brasileiros apresentam enorme potencial nas plataformas digitais, com força para aprimorar cada vez mais os lucros nas redes. Porém, não basta ter um grande número de seguidores sem uma estratégia para capitalizar e gerar engajamento nesta conjuntura. É fundamental que os times estejam cada vez mais atentos com a monetização nas mídias sociais?, afirma Wolff.
Fluminense em destaque: crescimento exponencial nas redes sociais
Outro destaque da pesquisa foi o crescimento do Fluminense nas redes. A equipe carioca teve o maior crescimento percentual do Brasil em um ano nas redes sociais, passando de 7,1 milhões em 2023 para 9,4 milhões neste ano, uma alta de 32,4% no período. Com a alta, no embalo da conquista da última edição da Copa Libertadores, o tricolor carioca alcançou o Top 10 dos clubes mais seguidos do Brasil. Já no ranking de maiores torcidas levantado pela Atlas/Intel, ocupa a 13ª posição, com 2,8% de preferência.
A ascensão do Fluminense nas redes sociais demonstra o potencial do futebol brasileiro no mundo digital. A gestão de mídias sociais, com foco em conteúdo estratégico, engajamento e monetização, se torna cada vez mais crucial para o sucesso dos clubes, tanto em termos de popularidade quanto em termos financeiros.
O Palmeiras está em alta nas redes sociais! ? O Verdão conquistou mais de 423 mil novos seguidores em agosto, ultrapassando o São Paulo e assumindo a 3ª posição no ranking geral dos clubes brasileiros. ?E aí, torcedor, qual time você torce? ? https://t.co/2gY8oZ21qE
— IBOPE Repucom (@IBOPERepucom) September 1, 2024
É fundamental que os clubes brasileiros estejam atentos às tendências do mercado digital e invistam em estratégias para fortalecer sua presença nas redes sociais. A monetização das plataformas digitais se torna cada vez mais relevante para a sustentabilidade financeira dos clubes e a construção de marcas fortes e engajadoras.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros