- FutVerdão
- Denúncia contra John Textor no STJD por não entregar provas
Denúncia contra John Textor no STJD por não entregar provas
Por Redação FutVerdão em 14/03/2024 12:52
Denúncia no STJD
John Textor, dono da SAF Botafogo, será denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não entregar as provas que alega ter a respeito de manipulação de resultados e corrupção de árbitros. O dirigente será enquadrado no artigo 223 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar desportiva ou determinação da Justiça Desportiva".
Fundamentos da Denúncia
A denúncia contra Textor é resultado de um inquérito aberto após o dirigente alvinegro dizer em entrevista que haveria "juízes gravados, reclamando de não terem suas propinas pagas". Ele ainda afirmou que "houve manipulação nos campeonatos de 2021, 2022 e 2023". O americano não cumpriu a determinação do STJD de entregar as provas que afirma ter e por isso será enquadrado.
Manifestação de Textor
A única manifestação formal de Textor ao STJD foi um documento enviado por advogados dizendo que não entregaria as supostas gravações. A defesa do cartola até questiona a competência do tribunal para julgar a questão citada por Textor.
Decisão do STJD
Relator do inquérito sobre as declarações de Textor, o auditor Mauro Marcelo de Lima chegou a definir que o dono da SAF Botafogo ficaria suspenso, mas essa decisão não foi referendada pela maioria dos demais auditores do Pleno do STJD. Sua recusa em apresentar levanta questões sobre a credibilidade das declarações e pode ser interpretada como tentativa de evitar consequência das próprias palavras.
Conclusão
A Justiça Desportiva não é uma terra sem lei. Aqui não existe espaço para forasteiros aventureiros. Mauro Marcelo de Lima, auditor do STJD.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros