1. FutVerdão

Ferroviária: Juninho, o Artilheiro da Locomotiva Rumo à Série B

Por Redação FutVerdão em 19/09/2024 15:22

A Ascensão de Juninho: Do Palmeiras à Ferroviária

A trajetória de Juninho no futebol é marcada por altos e baixos, mas o meia-atacante de 29 anos vive um momento especial. Ele é o principal destaque da Ferroviária, que está a um passo de retornar à Série B do Campeonato Brasileiro após 29 anos de ausência.

Com a camisa 10 da Locomotiva, Juninho se tornou o artilheiro da equipe em 2025, com 10 gols marcados, sendo sete na Série C. O último deles foi na vitória por 3 a 2 sobre o Athletic-MG, em um jogo emocionante com duas viradas.

Para Juninho , este é o melhor momento de sua carreira em termos de números. "Esse é o melhor momento da minha carreira, em números. Já tinha feito sete gols em um ano e hoje tenho dez gols neste ano, e mais três assistências", disse o jogador em entrevista exclusiva ao ge.

Juninho comemora gol com a torcida da Ferroviária - Foto: Carolina Borges | Ferroviária SAF

O Início da Carreira no Palmeiras

Natural de Rio das Pedras (SP), Juninho iniciou sua jornada nas categorias de base do Rio Preto e passou por outros clubes antes de chegar ao Palmeiras. Ele relembra: "Minha carreira começou no Rio Preto, aos 12 anos. Fiquei um ano no clube e fui fazer uma avaliação no Internacional, já no sub-15, mas não fiquei. Voltei para o União Barbarense e em 2010, quando terminou a idade, um olheiro do Palmeiras me viu e em 2011 eu já estava lá. Fiquei do sub-17 até o profissional".

Juninho fez sua estreia pelo Verdão na Série A de 2014, sob o comando de Ricardo Gareca, e fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil em 2015.

Ele entrou em campo apenas uma vez na campanha do título, no empate em 1 a 1 contra o Sampaio Correa, na segunda fase.

"Participei do elenco campeão da Copa do Brasil, em 2015. Foi muito bom. Lá trabalhei um pouco com o Felipão, Ricardo Gareca, que me subiu para o profissional, Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira, Marcelo de Oliveira e depois fiquei sendo emprestado durante este período, para times da Série B e do Paulistão", relembra Juninho .

Juninho no início da carreira, no Palmeiras - Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras /Divulgação

O Sucesso no Audax e a Jornada por Outros Clubes

Em 2016, Juninho iniciou sua trajetória profissional fora do Palmeiras , sendo emprestado para o Audax, onde conquistou o vice-campeonato Paulista sob o comando de Fernando Diniz.

Ele foi o camisa 10 em jogos importantes, inclusive marcando na goleada sobre o São Paulo por 4 a 1 nas quartas de final do Campeonato Paulista. No segundo semestre, defendeu o Criciúma na Série B.

Juninho chegou à Ferroviária pela primeira vez em 2017, para disputar o Campeonato Paulista. Naquele ano, a equipe escapou do rebaixamento com uma arrancada histórica, e Juninho foi fundamental na vitória sobre o Ituano.

Após sua passagem pela Ferroviária, Juninho rodou por diversos clubes, como Guarani, Ituano, Vila Nova, Figueirense, Mirassol, Paysandu, Paraná e Marcílio Dias-PR, além de ter atuado no futebol da Indonésia.

A Parceria com Júnior Rocha e o Retorno à Ferroviária

Em 2024, Juninho recebeu uma proposta para integrar o elenco da Inter de Limeira, que disputava a Série D. A decisão foi motivada pela chance de trabalhar com Júnior Rocha, atual técnico da Ferroviária.

A parceria deu certo, e Juninho renovou com a Inter para disputar o Paulistão de 2025, marcando três gols, incluindo dois contra o Palmeiras no Allianz Parque.

Juninho comemora um dos gols contra o Palmeiras - Foto: Renato Pizzutto/Ag.Paulistão

No segundo semestre de 2025, Juninho retornou à Ferroviária, mais experiente e rodado. A saída de Vinicius Bergantin do comando técnico não abalou a confiança do atleta, que se reencontrou com Júnior Rocha.

"Gosto muito de trabalhar com o Júnior Rocha. Aceitei disputar a Série D pela Inter de Limeira justamente por ele ser o treinador. Sempre joguei contra os times dele, e sempre organizados. Tinha o interesse em trabalhar com ele e surgiu essa oportunidade em Limeira, e trabalhar com ele pesou na minha escolha, além de ter outros parceiros. Foi um ano de trabalho com ele por lá. Deu certo, fomos bem na Série D, mas não conseguimos o principal do objetivo. Mesmo assim foi bom, porque o time nunca havia se classificado e nós conseguimos, mas saímos no primeiro mata-mata. No Paulistão a gente também foi bem, fiz alguns gols como titular e a preparação foi muito boa. Chegamos às quartas de final contra o Bragantino, mas perdemos", destaca Juninho .

A Caminhada da Ferroviária na Série C

A Ferroviária fez uma campanha sólida na Série C, ficando invicta até a última rodada da primeira fase. A equipe, já classificada, perdeu para o líder Botafogo-PB por 2 a 0, mas avançou em terceiro lugar.

No quadrangular final, a equipe lidera o Grupo C, com sete pontos, e vai entrar em campo na segunda-feira, novamente contra o Athletic, mas desta vez em Minas Gerais, com a chance de garantir o acesso faltando duas rodadas. Uma vitória garante a volta à Série B.

Juninho teve participação direta nas duas vitórias da equipe no quadrangular, marcando gols contra Athletic-MG e Londrina.

Juninho cobra pênalti em Ferroviária x Athletic pela Série C - Foto: Carolina Borges / Ferroviária SAF

A Humildade e a União do Elenco

Juninho acredita que a principal força do grupo da Ferroviária é a humildade e a união.

"A principal força do grupo é a humildade de todos para trabalhar. É um time trabalhador, que não tem tempo ruim. Começou com Vinícius Bergantin e a gente dava a vida nos treinos. Os resultados positivos foram acontecendo e a primeira derrota veio na última rodada da primeira fase. Mesmo assim continuamos humildes, com o pé no chão, trabalhando no projeto e com todos focados. É o nosso diferencial. Somos todos focados e parceiros um do outro. Quando um não joga, o outro está de fora apoiando. Merecemos o que está acontecendo na Série C. (...) Está muito cedo para comemorar. É continuar trabalhando e focado para conquistarmos o objetivo principal", afirma Juninho .

Juninho vive a expectativa de subir com a Ferroviária para confirmar a boa fase, mas mantém os pés no chão.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos