- FutVerdão
- Pênalti Contestado: Análise do Diálogo VAR-Árbitro na Final do Campeonato Paulista
Pênalti Contestado: Análise do Diálogo VAR-Árbitro na Final do Campeonato Paulista
Por Redação FutVerdão em 09/04/2024 18:10
O Diálogo entre VAR e Árbitro
A Federação Paulista de Futebol divulgou o diálogo entre o árbitro Raphael Claus e a cabine do VAR no lance que originou o pênalti para o Palmeiras na final do Campeonato Paulista.
Inicialmente, Claus não marcou a penalidade. No entanto, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, responsável pelo VAR, interpretou que houve falta de João Paulo na jogada e recomendou a revisão do lance.
A Revisão do VAR
A equipe de arbitragem também revisou um suposto movimento da bola no momento em que Weverton bateu o tiro de meta. O VAR iniciou a análise:
? "Vai quebrar rápido, hein?! Deixa eu ver se a bola vai parar. Parou! Vai, vai! Possível penal, tá? Tem o choque do defensor de preto, o goleiro passa e atinge ele (Endrick). Ok?"
A Pressão dos Jogadores do Santos
Em campo, Claus foi pressionado pelos jogadores do Santos para dar sequência à partida. O árbitro explicou que a jogada estava sendo checada pelo VAR e pediu paciência aos jogadores.
? "Para mim, o goleiro ocupa o espaço e não o vejo pegar claramente. Vejo uma disputa meio ali, todo mundo na bola."
A Decisão do VAR
Guarizo respondeu quase imediatamente:
? "Há uma disputa normal aqui (entre Endrick e Felipe Jonatan), só que o goleiro não atinge a bola, atinge o jogador que tinha a possibilidade de buscar essa bola. Entendeu?"
Instantes depois, Claus gesticulou que mandaria reiniciar o jogo. No entanto, o VAR interveio, pediu para aguardar a checagem e recomendou a revisão no vídeo:? "O jogador (João Paulo) dá o tranco nele, acaba chocando sim e ele (Endrick) toca na bola. Para mim, é penal. Segura, Claus! Segura, Claus! Possível penal, o lance é fino, aguarda, aguarda. Claus, recomendo uma revisão para possível penal, o goleiro calça ele (Endrick)."
A Controvérsia
A decisão do VAR gerou polêmica, com muitos questionando se houve falta de João Paulo . O Santos, que perdeu a final para o Palmeiras , questionou a decisão e afirmou que o goleiro não tocou em Endrick .
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros