1. FutVerdão

Churry Cristaldo: Do Sorriso no Campo à Superação da Depressão

Por Redação FutVerdão em 09/09/2024 11:12

A Superação de Churry Cristaldo: Do Sorriso no Campo à Luta Contra a Depressão

Churry Cristaldo, o atacante argentino que encantou a torcida do Palmeiras com sua alegria contagiante em campo, escondia uma batalha árdua contra a depressão. Apesar de sempre exibir um sorriso radiante e celebrar seus gols com entusiasmo, a felicidade de Cristaldo era apenas uma máscara para o sofrimento que carregava dentro de si.

"Sempre fui um cara muito legal, sempre tentei ajudar no que pudesse as demais pessoas, mas não era feliz 100%. Eu me escondia nesses comportamentos, mostrava uma cara para os outros, mas não era a minha cara. Quando chegava em casa, não era feliz", admite o jogador em entrevista ao Zona Mista do Hernan.

Cristaldo encontrou forças para superar a depressão com a ajuda de uma psicóloga e a fé em Deus. "Tive ajuda de psicóloga por muito tempo, na verdade. Ela me ajudou muito, falo sempre que eu a amo porque ela fez minha vida mudar. E depois conheci Deus, minha vida mudou completamente e conheci a verdade, reconheci que fazia tudo errado", revela o jogador.

O Futebol, a Felicidade e a Busca por um Estilo de Vida Saudável

A jornada de Cristaldo no futebol foi marcada por altos e baixos. O jogador conquistou títulos importantes, como a Copa do Brasil pelo Palmeiras , mas também enfrentou críticas por estar acima do peso e por ter um estilo de vida pouco saudável.

Com a experiência e a maturidade, Cristaldo aprendeu a lidar com a pressão do futebol e a importância de cuidar da saúde. "Hoje eu sou muito profissional, treino dois períodos, vou muito para academia, cuido muito do meu corpo, da alimentação, da saúde, não só por ser jogador de futebol que isso implica muito, também pela saúde para o dia de amanhã. Antes era depois do jogo, bebia cerveja, hambúrguer, pizza, hoje sem glúten, tudo sem glúten, muita salada, nada de açúcar, tiro tudo, não bebo bebida alcoólica zero, nada", afirma.

A Paixão pelo Palmeiras e a Amizade com Lucas Barrios

Cristaldo guarda com carinho a passagem pelo Palmeiras , clube que o acolheu e lhe proporcionou momentos memoráveis. "Eles (torcedores) sempre me falam, nossa, você ficou na época ruim do Palmeiras . Época ruim? Ganhando o Copa do Brasil (risos)", brinca o jogador.

A amizade com o paraguaio Lucas Barrios foi fundamental para a evolução profissional de Cristaldo . "Quando eu cheguei estava sempre com o Valdívia. Depois chegou o Lucas Barrios, pegamos muita amizade. É um cara que me ensinou muito. Foi o primeiro cara, acho, no futebol de jogador, que me falou da alimentação. Ele falava: "Você jogando assim, faz gol com cinco ou seis quilos a mais, imagina você magro?" Eu respondia que estava nem aí, era moleque, né? Para mim estava bom, entro 20 minutos, eu faço gol, saio, não canso. Falava assim para ele, na resenha", relembra.

A Nova Fase de Churry Cristaldo: O Desafio da Série C e a Volta ao Brasil

A decisão de retornar ao Brasil para defender o São Bernardo, da Série C do Brasileirão, foi motivada pelo amor ao país e pela oportunidade de conquistar um título inédito. "Eu gosto muito dos brasileiros, gosto muito do país. Fiquei apaixonado de ter conhecido o Brasil. Até mesmo nas minhas férias, eu retorno para cá. Antes de chegar em São Bernardo, em junho, peguei férias no Rio de Janeiro com meus filhos", conta.

"Foi no início do ano que eu estive conversando com outro time brasileiro. E aí minha vontade de voltar para o Brasil ficou crescendo. Chegou a proposta de São Bernardo. O que eu tinha falado e perguntado sobre o clube, todo mundo me falou muito bem. E como você vê também aqui, a estrutura é muito boa. Os diretores são muito legais, muito sérios. E isso foi para mim muito importante para eu tomar a decisão de vir para aqui. E também, na verdade, quando eu olhei, nosso time é muito forte. Tem jogadores enormes também que jogaram Série A. Então isso foi muito mais fácil para mim escolher vir para aqui. Disputando uma Série C, já disputou a Copa do Brasil, sempre está nas fases finais do Campeonato Paulista. Isso imagino que te faz pensar que é o lugar certo", explica.

A Passagem Conturbada de Ricardo Gareca no Palmeiras e a Dificuldade com o Idioma

A passagem de Ricardo Gareca pelo Palmeiras foi breve e turbulenta. O técnico argentino foi demitido após 13 jogos, sendo oito derrotas. Para Cristaldo , uma das causas da saída precoce de Gareca foi a dificuldade de comunicação com os jogadores.

"Eu adoro o Gareca. Ele foi muito bem no Vélez, foi muito bem no Peru também, levando a Copa do Mundo. Para mim, o que eu gostava muito, era o papo com ele. Ele lograva se expressar muito bem como ele queria que você jogasse".

"Para mim, acho que o idioma foi o que atrapalhou ele pra não se expressar bem por causa da língua, diferente do espanhol e português. Acho que ele não conseguia entrar nos jogadores como ele queria. Porque ele é muito gente boa. É o cara da resenha. Um trabalhador 100% e muito capaz", destaca Cristaldo .

O Futebol Brasileiro: O Melhor da América?

Com 14 anos de carreira, Cristaldo já atuou em 12 clubes e seis países diferentes. O jogador, que rodou o futebol sul-americano e ucraniano, considera o Brasil como a melhor liga da América.

"O Brasil hoje está muito diferente no nível técnico, você vê muita diferença do resto. Para mim, o futebol brasileiro, hoje, é o melhor da América. Até mesmo do campeonato argentino, acho que hoje em dia o River é o time que pode brigar com os times do Brasil na Libertadores, mas o resto não. Até mesmo eu me surpreendo com o Boca Juniors, que chegou ano passado na final da Libertadores, mas para mim os times brasileiros têm muita diferença do que os times argentinos, a causa também é da economia do país, dos clubes, da SAF, que cresceu muito no Brasil, e faz muita diferença", analisa.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos