1. FutVerdão

Umidade Baixa: Partida do Brasileirão no Distrito Federal Batem Recordes de Secura

Por Redação FutVerdão em 22/09/2024 16:12

Umidade Recorde no Estádio Mané Garrincha

A partida da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, entre Vasco da Gama e Palmeiras, será realizada sob condições climáticas extremas. A umidade relativa do ar em Brasília, local do jogo, atingirá o menor percentual já registrado em um dia de partida desde 2016.

O confronto está marcado para as 16h deste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 13% de umidade relativa do ar por volta das 14h, um número preocupante.

A medição da umidade do ar no estádio começou no início dos anos 2000, mas o recorte mais preciso é desde 2013, ano da reinauguração do Mané Garrincha.

A situação é ainda mais preocupante quando comparada a outros eventos esportivos realizados no estádio. Em 9 de agosto de 2016, durante os Jogos Olímpicos, houve duas partidas com umidade muito baixa.

Jogos Olímpicos: Umidade Baixa em 2016

A primeira partida foi entre Alemanha e Canadá, pelo Grupo F do futebol feminino. O time da América do Norte venceu por 2 a 1, sob uma umidade média de 14,7% durante a partida, que começou às 16h.

A segunda partida também foi no futebol feminino, desta vez entre China e Suécia, com resultado final de 0 a 0. A partida ocorreu às 22h e a média da umidade no período foi de 32,7%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a umidade do ar recomendada é de até 40%. Abaixo disso, entre 21 e 30%, temos o estado de atenção; entre 12 e 20%, o estado de alerta; e abaixo disso, o estado de emergência.

No Distrito Federal, nenhuma partida ocorreu abaixo de 12%. Entretanto, 62 partidas aconteceram com a umidade relativa do ar no dia abaixo de 40%. Analisando os dados da umidade durante as partidas, 40 partidas ocorreram com umidade abaixo dos percentuais recomendados.

A Partida com a Menor Umidade do Ar

A partida realizada com a menor taxa de umidade relativa do ar média foi entre Brasiliense x Caldense, válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D de 2020. O jogo foi vencido pelo time da casa por 3x1.

A partida ocorreu em 20 de setembro, um domingo, às 15h, sob uma temperatura média de 33,5ºC e umidade média de 14,3%.

Pela Série A do Campeonato Brasileiro, a partida mais seca que aconteceu no DF foi entre Fluminense x Corinthians, em 2019, pela 19ª rodada. O jogo aconteceu num domingo, às 16h, e os termômetros registraram uma umidade média de 18% e temperatura média de 29,7%.

Nas últimas semanas, a população do Distrito Federal sofreu com o clima seco e com as queimadas decorrentes da secura. O Parque Nacional e a Floresta Nacional sofreram com as queimadas, lançando fumaça e fuligem por todo o território.

No último dia 3 de setembro, o DF registrou a marca de 7% de umidade relativa do ar, a menor da história do Distrito Federal.

A partida entre Vasco e Palmeiras , com a umidade do ar prevista para 13%, pode ser considerada um novo recorde de seca para um jogo de futebol no Distrito Federal, acrescentando um novo desafio para jogadores, comissão técnica e torcedores.

É importante lembrar que a umidade do ar muito baixa pode causar diversos problemas de saúde, como irritação nas vias respiratórias, desidratação e até mesmo problemas mais graves.

A organização do jogo e as autoridades locais devem estar atentas aos riscos da baixa umidade e tomar medidas para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Rodrigo

Rodrigo

Nível:

Rank:

Comentado em 22/09/2024 20:33 Mano, 13% de umidade é tenso! Mas olha, o time tá brabo e com essa sequência de vitórias, tô confiante que vamos levar essa! Sem moleza pra ninguém! Kkkk.
Carolina

Carolina

Nível:

Rank:

Comentado em 22/09/2024 18:23 Aff, que clima seco, hein! Mas fé no nosso Verdão! A gente veio pra ganhar, independente da umidade! Vai pra cima, Palmeiras! rs.
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos