- FutVerdão
- Botafogo Fracassa na Copa Intercontinental e Repete Feito Negativo do Palmeiras
Botafogo Fracassa na Copa Intercontinental e Repete Feito Negativo do Palmeiras
Por Redação FutVerdão em 11/12/2024 16:02
A recente eliminação do Botafogo na Copa Intercontinental marca um novo capítulo na história das equipes sul-americanas em competições globais. Nesta quarta-feira (11), o time carioca foi derrotado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, no estádio 974, em Doha, no Qatar. O resultado insere o Botafogo em um seleto e indesejado grupo de times sul-americanos que não conseguiram chegar à final do torneio.
O Botafogo se equipara ao Palmeiras como os times com as piores campanhas entre as equipes da América do Sul na Copa Intercontinental e no antigo formato do Mundial de Clubes. O time carioca, assim como o rival paulista em 2020, terminou a competição na quarta colocação. Esta é a primeira edição do torneio, que será disputado anualmente no formato que era do Mundial de Clubes, envolvendo todos os campeões continentais do ano. O Mundial, por sua vez, será realizado a cada quatro anos em um novo modelo.
Histórico de eliminações de times Sul-americanos
A eliminação do Botafogo é sem precedentes na história da competição. A Copa Intercontinental "rebaixou" o time sul-americano, que entrava direto na semifinal no antigo Mundial de Clubes. Agora, o representante da América do Sul tem de jogar as quartas de final.
Além do Botafogo, outros seis times sul-americanos amargaram eliminações precoces, sendo quatro brasileiros: Palmeiras , Flamengo, Internacional e Atlético-MG, além do argentino River Plate e do colombiano Atlético Nacional. Relembre as campanhas:
Derrotas de Flamengo, Palmeiras, River, Atlético Nacional, Atlético-MG e Inter
Em 2022, o Flamengo foi superado pelo Al-Hilal por 3 a 2 na semifinal do Mundial de Clubes. O time carioca, no entanto, conquistou o terceiro lugar ao vencer o Al Ahly por 4 a 2.
O Palmeiras , em 2020, foi derrotado pelo Tigres por 1 a 0 na semifinal do Mundial de Clubes. Na disputa pelo terceiro lugar, o time paulista perdeu para o Al Ahly nos pênaltis, ficando com a quarta colocação.
O River Plate, em 2018, empatou em 2 a 2 com o Al Ain no tempo normal da semifinal do Mundial de Clubes, mas foi derrotado nos pênaltis. Na sequência, o time argentino bateu o Kashima Antlers e ficou com o terceiro lugar.
Em 2016, o Atlético Nacional perdeu para o Kashima Antlers por 3 a 0 na semifinal do Mundial de Clubes. O time colombiano se recuperou e venceu o América-MEX nos pênaltis, após empate em 2 a 2, garantindo o terceiro lugar.
O Atlético-MG, em 2013, foi derrotado pelo Raja Casablanca por 3 a 1 na semifinal do Mundial de Clubes. O time mineiro se redimiu ao vencer o Guangzhou FC por 3 a 2 na disputa pelo terceiro lugar.
O Internacional, em 2010, foi o primeiro sul-americano a ser eliminado antes da final do Mundial de Clubes. O time gaúcho perdeu para o Mazembe por 2 a 0 na semifinal, mas conquistou o terceiro lugar ao vencer o Seongnam por 4 a 2.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros