- FutVerdão
- VAR: Palmeiras lidera em decisões favoráveis, Vasco em desfavoráveis
VAR: Palmeiras lidera em decisões favoráveis, Vasco em desfavoráveis
Por Redação FutVerdão em 23/09/2024 11:12
Análise do VAR no Brasileirão 2024: Palmeiras lidera em decisões favoráveis, Vasco em desfavoráveis
A utilização do VAR no Brasileirão 2024 tem gerado debates acalorados e levantado questionamentos sobre a sua efetividade e imparcialidade. Um dos aspectos mais intrigantes é a disparidade na quantidade de decisões favoráveis e desfavoráveis para cada equipe. O Palmeiras, por exemplo, se destaca como o time que mais se beneficiou das revisões do VAR, enquanto o Vasco amarga o posto de equipe com o maior número de decisões desfavoráveis.
A polêmica decisão de anular uma falta marcada por toque de mão do zagueiro Vanderlan, que poderia ter virado pênalti, ilustra bem essa disparidade. O lance aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo do jogo Vasco 0 x 1 Palmeiras , quando o time paulista já vencia a partida. O árbitro Rafael Rodrigo Klein, inicialmente, marcou falta fora da área, mas o videoárbitro Gilberto Rodrigues Castro Júnior, após analisar o lance, sugeriu a revisão. A justificativa para a revisão era que Vanderlan estava dentro da área, embora sua mão estivesse próxima ao tronco. Após analisar o lance no monitor, o árbitro decidiu anular a marcação da falta, optando por não marcar o pênalti.
Impacto do VAR no desempenho das equipes
Essa mudança de decisão, a nona favorável ao Palmeiras neste Brasileirão, consolidou o time paulista como o que mais se beneficiou das intervenções do VAR. Nenhum outro clube teve tantas decisões a seu favor. O Palmeiras também já teve cinco decisões que o desfavoreceram, resultando em um saldo positivo de quatro mudanças favoráveis, o maior entre os clubes da Série A.
Já o Vasco, por outro lado, amargou a sexta mudança desfavorável, tendo apenas duas decisões a seu favor na competição. O clube carioca, coincidentemente, é agora o time com o maior saldo de decisões desfavoráveis: quatro.
O ranking do VAR: uma análise imparcial?
O ranking do VAR, atualizado jogo a jogo pela equipe do Espião Estatístico, não avalia se houve acerto ou erro do juiz após a consulta ao VAR. Por essa razão, a equipe do Espião Estatístico evita usar termos como "benefício" ou "prejuízo" aos clubes. A interpretação é que, mesmo que uma decisão seja tomada a favor de um dos lados, ela é considerada justa, portanto, não se configura como um benefício.
É importante destacar que as mudanças de decisão em que houve erro de identificação do autor da infração, punido com cartão, não têm um time "favorecido", já que normalmente a mudança é apenas entre jogadores da mesma equipe.
Para os interessados em visualizar os lances que foram modificados pelo VAR neste Brasileirão, seja pênalti marcado, gol anulado, cartão vermelho mostrado ou outro lance, como a falta anulada em Vasco 0 x 1 Palmeiras , basta acessar o link abaixo e clicar no nome de cada time. A página é atualizada depois de cada rodada do Brasileirão.
Clique e veja: Ranking do VAR no Brasileirão 2024: Palmeiras tem mais decisões favoráveis, e Vasco mais desfavoráveis
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Igor Mattos, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros