- FutVerdão
- Abel Ferreira: Suspensão e polêmica no STJD
Abel Ferreira: Suspensão e polêmica no STJD
Por Redação FutVerdão em 26/09/2024 16:12
Abel Ferreira suspenso por dois jogos pelo STJD
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) decidiu punir o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, com uma suspensão de dois jogos. A decisão foi tomada pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD na manhã desta quinta-feira, em julgamento referente à expulsão do treinador na partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, no dia 7 de agosto.
Abel Ferreira foi denunciado por "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões", conforme o artigo 258, parágrafo 2º, II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena para essa infração varia de uma a seis partidas.
Entenda a polêmica da expulsão de Abel Ferreira
O técnico palmeirense foi expulso pelo árbitro Anderson Daronco aos 38 minutos do segundo tempo da partida contra o Flamengo, no Allianz Parque. O motivo da expulsão foi "praticar gesto obsceno contra as decisões arbitragem, de maneira ofensiva, tocando suas partes íntima".
Daronco revisou o lance após sugestão do VAR e aplicou o cartão vermelho a Abel Ferreira. O treinador, após o jogo, assumiu o gesto obsceno, mas negou a intenção de ofender qualquer pessoa. Ele também afirmou ter se desculpado com seus jogadores.
Palmeiras recorrerá da decisão do STJD
O Palmeiras , por sua vez, entende que a punição de Abel Ferreira no Campeonato Brasileiro é injusta, já que a expulsão ocorreu na Copa do Brasil. O clube irá recorrer da decisão do STJD e pedir efeito suspensivo para que o treinador não seja impedido de comandar a equipe durante os dois jogos de suspensão.
O futuro de Abel Ferreira no Palmeiras
Inicialmente, Abel Ferreira cumpriria a suspensão nos jogos contra o Atlético-MG e Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, com o recurso do Palmeiras , o futuro do treinador à beira do gramado é incerto.
O Palmeiras é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos conquistados, e enfrenta o Atlético-MG neste sábado, às 18h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).
Vale lembrar que o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil após o jogo contra o Flamengo, o que significa que Abel Ferreira não poderá cumprir a suspensão na mesma competição. O artigo 171 do CBJD determina que a punição deve ser cumprida em "partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração", caso não seja possível cumpri-la na mesma competição.
Abel Ferreira se desculpa com os jogadores
"Eu me desculpei com os meus jogadores. Não queria ofender ninguém, mas a verdade é que eu estava muito frustrado com a derrota. Não vou negar o gesto, mas não tinha intenção de ofender ninguém."
Essa situação coloca em evidência a necessidade de um debate sobre o papel do treinador no futebol, a relação com a arbitragem e a importância da gestão de emoções.
A decisão do STJD e o recurso do Palmeiras prometem gerar ainda mais debates e polêmicas no futebol brasileiro.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros